terça-feira, 16 de abril de 2013

Introdução à JAX-RS

Hoje falaremos da especificação JAX-RS 1 que foi criada para auxiliar o desenvolvedor Java na criação de WEB Services que segue o estilo arquitetural REST.
REST é um estilo arquitetural que se baseia em diversos principios na construção de aplicações e WEB Services. A criação de WEB Services nesse estilo inicialmente era feito através de servlets e frameworks proprietários, como o restlet.
Com a criação da especificação JAX-RS, tornou-se possível criar aplicações nesse estilo somente usando POJO e anotações específicas. Eu não entrarei em muitos detalhes nesse post, pois já publiquei um artigo no JavaFree e também apresentei no JUG Vale sobre isso. Há também o exemplo prático do JDF, JBoss Developer Framework, que está disponível no github.

Basicamente o que precisamos para ter nossa primeira aplicação JAX-RS WEB Service é:
  1. Ter uma aplicação WEB  Java (são empacotadas em .war);
  2. Utilizar uma classe com anotação @ApplicationPath. Dessa forma os web services serão escaneados e expostos para consumo;
  3. Criar recursos JAX-RS, ou seja, classes com a anotação @Path;
  4. Há muitas outras coisas para se explorar daqui pra frente, nesse sentido eu recomendo você ver a apresentação e o PDF abaixo e os exemplos da JBoss. Caso queira se aprofundar no assunto, sugiro que, além do que foi mencionado, leia a especificação.
Segue abaixo a apresentação e você pode baixar um PDF do artigo que escrevi para o JavaFree. Esse foi um artigo bem rápido. Na verdade eu gostaria de escrever mais sobre esse assunto, que é na verdade o que eu mais gosto, mas percebi que eu iria somente perder tempo já que na WEB há diversos materiais, eu só citei os melhores que encontrei e que conheço!


Nenhum comentário:

Postar um comentário