quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Mini Curso Java EE 7 com AngularJS no cliente

Essa semana tive o prazer de transmitir um pouquinho sobre Java EE para alguns alunos da FATEC de São José dos Campos. Apesar de diversos desafios com relação principalmente ao Windows, os alunos tiveram sucesso na criação da ideia básica de uma  aplicação Java EE.

Como sabemos, Java EE é imenso, mas conseguimos no mini curso falar do básico sobre o Wildfly e Maven (conforme já abordamos aqui no blog) e exploramos JPA, falamos de EJBs, JAX-RS e CDI.

Para a primeira aula eu fiz um pequeno PDF com resumo do curso em si, subimos quickstarts e o jboss. No segundo dia falamos mais sobre os quickstarts e configuramos o ambiente e desenvolvemos um pouquinho. Já o terceiro dia foi bastante focado em código e na discussão de como o cliente Javascript se liga com a view.
Coloquei a aplicação no github, mas a mesma é um pouco mais elaborada e também adicionei AngularJS.

Veja a apresentação do primeiro dia:



O código está no github e pronto para ser instalado no JBoss. A aplicação é simplesmente um gerenciador de cursos que permite a inscrição de alunos e um CRUD de cursos. As informação de alunos devem ser inseridas diretamente no banco de dados e só o usuário administrador poderá inscrever alunos nos cursos e apagar ou criar cursos. Para criar o usuário administrador de cursos, você deve seguir o que está na imagem abaixo no script do Wildfly bin/add-user.sh:


Para entender a segurança, vejam os arquivos jboss-web.xml e web.xml.

Na view do sistema usamos AngularJS para que se tenha uma ideia básica do uso - mas é complicado ficar falando de frontend quando o objetivo é abordar o servidor. Por isso nossa página ficou feiosa assim:

EM BREVE PRINT - EM DESENVOLVIMENTO

O sistema está com diversos pontos de melhorias. Cito alguns:

* A injeção das classes de Service poderia ser melhorada
* O sistema poderia ter mais segurança e área do aluno
* A camada REST assume sempre que nada de errado vai acontecer, poderia ter respostas mais elaboradas
* Faltam testes automatizados com Arquillian
* Muitas outras pequenas coisas

No entanto, não era o objetivo criar um "sistemão", mas sim falar do que há de mais usado no mundo Java EE e mesmo assim não cobrimos nem metade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário