terça-feira, 12 de dezembro de 2017

O que é o Eclipse MicroProfile?

Algumas (ótimas) mudanças estão acontecendo com o Java EE e é obrigação desse blog informar.

Para começar o Java EE agora vai ser "tocado" pela Eclipse Foundation, a Oracle não é mais quem toca a especificação, mas faz parte das empresas que ajudam a criar as JSRs .



Resultado de imagem para eclipse microprofile
Foi também criado o Eclipse MicroProfile, que é uma versão micro do java EE com mais algumas specs. Esse conjunto de APIs também é atualizado muito mais rápido do que o Java EE. Nesse momento o Eclipse MicroProfile está na versão 1.2, na sexta (dia 15/12) ele já estará na versão 1.3! Para entender como anda rápido, veja que a média de commits no projeto da especificação é aproximadamento 100 por mês, e essa é a média, chegando a mais de 200 em meses mais movimentados.

Número de commits nos últimos 12 meses


O MicroProfile é uma maravilha, pois é focado em MicroServices e contém um conjunto reduzido de APIs. O mais bacana: já temos empresas criando implementações e contribuindo, ou seja, você já pode usar com o seu vendor favorito.
Empresas que contribuiram com o projeto nos últimos 3 meses 

Quais APIs são parte do Microprofile

Atualmente o Eclipse MicroProfile está na versão 1.2 e em breve deve sair a versão 1.3, mas já há planos para a versão 2.0. Veja abaixo as APIs que farão parte de cada versão (há também um post em inglês bem detalhado, de onde peguei as imagens):




Acima vocês verão alguns nomes bem conhecidos que já abordamos aqui, como CDI, JAX-RS, JSON-PJSON-B. As outras iremos abordar aos poucos por aqui.

Como crio projetos baseado nas APIs do Eclipse MicroProfile?


Cada instituição que decide implementar o MicroProfile terá sua forma, mas presumo que todos serão baseados em Maven. Nesse blog, no entanto, utilizamos os projetos da JBoss, principalmente o Wildfly Swarm.


Lembram quando fizemos um CRUD em 7 passos usando o Wildfly Swarm? Pois bem, você pode gerar um projeto usando o mesmo swarm para criar um projeto microprofile usando o generator.



Vamos parar por aqui, mas em breve teremos mais postagens com pequenos exemplos utilizando o Eclipse MicroProfile com o Wildfly Swarm. Até mais, pessoal!



Nenhum comentário:

Postar um comentário